
Sines fica situada no centro do litoral Alentejano. Foi aqui que nasceu Vasco da Gama e hoje tem o maior porto artificial de Portugal.
Há evidências da existência de populações humanas na área no concelho desde a Pré-História. Vestígios de alguns desses povoamentos estão hoje a descoberto em estações arqueológicas como a Palmeirinha e a Quitéria.
Com os Romanos, o concelho define-se pela primeira vez como centro portuário e industrial. A baía de Sines é o porto da cidade de Miróbriga. O canal da Ilha do Pessegueiro está ligado a Arandis (Garvão).
A Alta Idade Média, em que a região foi ocupada por Visigodos e Mouros, e é o período mais obscuro da história de Sines. Há no Museu de Sines cantarias visigóticas que atestam a existência de uma basilica do século VII. Durante a ocupação árabe do sul da peninsula, Sines é praticamente abandonada.
Teve ainda a Escola Naval Italiana nos séculos XV/XVI, onde se a formavam engenheiros navais de construção de embarcações para o serviço do reino, e a formação de engenheiros para os outros reinos da Europa.
Mas hoje pelo porto de águas profundas de Sines passa mais de metade do tráfego portuário em Portugal.