Cidade Alentejana, sede de um concelho marcadamente agrícola, enquadrado na magnífica planície alentejana e no azul da Albufeira do Alqueva, Reguengos de Monsaraz é célebre sobretudo pela qualidade do vinhoproduzido nesta região.
A natureza circundante é o maior chamariz de Reguengos de Monsaraz, com a paz de espírito característica do Alentejo, existindo, não obstante, diversos pontos de interesse nesta bonita região, como a Igreja de Santo António (século XIX, em estilo neogótico), ou a Herdade do Esporão (Antigo solar dos Mendes de Vasconcelos (sec. XVI) na herdade do Esporão a maior e mais antiga defesa da região de Évora, com os seus limites actuais fixados no século XIII., e todo o património megalítico encontrado por todo o concelho.
Região de tradições bem mantidas e acarinhadas, é igualmente conhecida pela qualidade do seu artesanato reconhecido a nível nacional, como é o caso da olaria de São Pedro do Corval, o primeiro centro oleiro do País, e o afamado fabrico das mantas de Reguengos, que remonta às próprias origens da vila.
As vinhas circundantes produzem vinhos célebres de grande qualidade, embora a tradição da vinha e de vinho tenha apenas surgido a partir do século XIX.
O que fazer
- Torre do Esporão;
- Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz;
- Olaria de São Pedro do Corval;
- Monumentos Megalíticos;
- Visitas guiadas e provas de vinho na Adega Ervideira;