Percurso Pedestre 'Azenhas e Fortins do Guadiana'Beja
CONTEXTO LOCAL
Quintos é uma pequena localidade situada no extremo oriental do concelho de Beja, onde o Rio Guadiana assegura fronteira com o vizinho concelho de Serpa. Outrora os campos de cereais cobriam quase totalmente este território e as Azenhas do Guadiana moiam o grão aí produzido, sendo agora testemunhos ancestrais parados no tempo. A realidade rural mostra sinais de alteração profunda para o sistema de regadio com a chegada da água do Lago Alqueva.

O PERCURSO PEDESTRE
Começando no Largo da Ponte, em Quintos, seguir para leste, junto ao ribeiro, pela rua que se torna em caminho rural. Tomar a direção do Monte da Gravia dos Pisões onde se vira à direita junto à fonte. Eis que estamos em pleno terreno fértil, onde o regadio impera graças à chegada por via subterrânea das águas do Lago Alqueva.

Cerca de mil e duzentos metros à frente, fazer uma viragem apertada à esquerda, atravessando as ruínas do que já foi o importante Monte da Gravia do Meio, após o qual se inicia descida do Barranco da Gravia para cruzar a sua linha de água que, em alturas de chuvas, implica atravessar a vau. Subir a vertente sul do barranco passando ao lado do Monte do Telheirinho para virar à esquerda e seguir pela estrada municipal 1067 pouco mais de dois quilómetros, onde se vai de novo virar à esquerda em direcção à Azenha do Vau, junto ao Rio Guadiana, que está a cerca de quilómetro e meio. 

Neste caminho, à direita, encontra-se a Fonte do Vau de Baixo. Visitar a azenha, esta e outras, com extremo cuidado para não escorregar ou cair ao rio. Voltar ao caminho para seguir rio acima, encontrando junto a este o Fortim do Vau, uma curiosa construção defensiva, sem portas nem janelas, que serviu de controlo de antiga fronteira bem como à travessia que aqui acontecia de barca. Um pouco mais à frente encontra-se a Azenha de Quilos. Seguir rio acima até avistar a Azenha dos Machados, virando antes desta para uma longa subida em direção ao Monte da Gravia dos Pisões. A partir daqui fazer o mesmo troço inicial até ao local de partida.

Se desejar fazer-se acompanhar de um guia por favor contacte:
SAL Sistemas de Ar Livre >>> http://bit.ly/2ohxcUd

FICHA TÉCNICA
Localidade: Beja
Distância: 15km 
Duração: 4h/5h
Grau de dificuldade: Médio
Download do mapa do percurso >> 
https://www.visitalentejo.pt/fotos/gca/mapa_9_4035397915de1126c1b5bf.pdf

https://www.visitalentejo.pt/fotos/editor2/guia_percursos_pedestres_transalentejo_alqueva_pt.pdf


NORMAS DE SEGURANÇA
- Faça os seus passeios em grupo. Se caminhar sózinho, deixe informação do percurso que vai fazer.
- Em passeios organizados cumpra sempre as indicações dos guias.
- Escolha a região onde se situa este percurso para ficar alojado, tomar as suas refeições e fazer as suas compras. Saúde a conviva com as populações locais.
- Utilize roupa e calçado adequados. Leve água e comida suficientes para a jornada bem como meios de comunicação e de primeiros socorros.
- Utilize apenas os trilhos assinalados e respeite a propriedade privada e pública. Mantenha os portões e cancelas como encontrou na sua passagem.
- Evite a recolha de amostras minerais ou vegetais e  a perturbação da fauna silvestre e do gado, mantendo-se o mais afastado possível.
- Tenha cuidado ao atravessar locais de risco. Na dúvida, volte para trás.
- Tome a maior atenção quando atravessar estradas, ruas e linhas férreas.
- Respeite a natureza envolvente. Evite usar cores chocantes e fazer ruídos desnecessários.
- Leve o lixo produzido e coloque-o nos contentores apropriados no local onde comprou os bens que deram origem a esse lixo.
- Não faça lume. Evite fumar ou faça-o apenas nas paragens.

Experiências e Actividades

Alojamentos

Herdade do Vau

Agro Turismo Xistos

Escapadinhas e Promoções

Parceiros Experiências

Agenda